Na edição 45 da Revista Classic Show, apresentamos a reportagem sobre o Ferro-velho e Desmanche Scalabrin, um santuário de peças antigas em Caxias do Sul/RS, que iam dos anos 20 aos anos 80.
Infelizmente, devido a uma lei estadual, onde todos os desmanches deviam se adequar a regras rígidas, que iam desde etiquetar cada peça e cadastrar no sistema do DETRAN a adequações exageradas a normas ambientais, nessa segunda-feira (06 de maio) o local foi autuado, fechado e todo o seu estoque foi recolhido para sucata. Peças novas, ainda na embalagem, outras usadas, para Willys Interlagos, Dodge Charger, Maverick, Gordini, Simca, e praticamente para todo o tipo de automóvel nacional e alguns importados foram destruídas, pois de um momento para o outro o ganha-pão do Sr. Marino foi considerado “ilegal”.
O DETRAN do RS está colocando todos os desmanches e ferros-velhos em um mesmo balaio, sob a bandeira de acabar com o comércio de peças roubadas, sem o mínimo de bom senso. Vários já acabaram dessa forma. No link da matéria, publicada pelo site da RBS, fala-se de 400 toneladas de sucata automotiva, mas bem sabemos que foram 400 toneladas de tesouros que, ao passar dos anos, nos ajudaram a terminar nossos carros antigos.
É lamentável que o estado haja com tamanha eficiência em um caso como esse e deixe de agir em ocasiões em que realmente é necessário. Isso é constitucional? Não seria o correto interditar o local? Era preciso confiscar e destruir todo esse patrimônio? Fica um alerta para nós: compre o que puder antes que seja tarde, pois além dos comerciantes de peças, os ferros-velhos são muitas vezes a solução para a finalização de uma restauração. Deixe sua opinião.
Confira a matéria publicada na Classic Show clicando na imagem abaixo.
Confira a matéria publicada no portal Clic-RBS:
Entenda a lei:
Abaixo fotos inéditas do Ferro-velho e Desmanche Scalabrin:
Não é assinante da Classic Show, a MAIOR revista de CARROS ANTIGOS do Brasil?
Não perca mais nenhuma edição, recebendo na comodidade de sua casa!
Além disso, com a assinatura DIGITAL, você ainda poderá conferir a edição lançada
diretamente de seu tablet, smartphone ou computador! Aproveite!
Dificuldade em encontrar nas bancas?
Conheça nossos revendedores clicando AQUI. Caso ainda não consiga localizar,
entre em contato conosco pelo e-mail: [email protected],
WhatsApp: (55) 9-9148-9339 ou pelo fone: (55) 3332-2900.