Parece história de colecionador, daquelas que são contadas para elevar o preço de um veículo ou simplesmente para chamar a atenção para o carro. Mas, acredite, é verdade, e aconteceu ano passado, mas poucos sabem da peripécia em questão. Trata-se de um Ford Falcon 3.0 1983 com apenas 67 quilômetros desde a sua saída da fábrica da montadora argentina, 27 anos atrás, e que jamais fora rodado.
A história do Falcon na Argentina começa em 1961, quando a Ford Motor Argentina importa dois Falcon Standard para tentar adaptá-los às estradas de nossos “hermanos”. Finalmente, depois de um ano de trabalho e adaptações, começa a importação dos Falcon 1962. Esses Falcon eram importados e entravam desmontados no país para logo serem montados na fábrica, na Argentina.
O lançamento oficial do Falcon no país se realizou no cinema “Gran Rex”, em fevereiro de 1962. Desde então, começou a tornar-se conhecido por sua resistência e respondeu muito bem às exigências a que ele foi submetido na Argentina, crescendo sua fama de carro forte e resistente.
Essa linha de Falcon (janela curva) foi comercializada no país em 15 de julho de 1963, dia em que saiu da fábrica, em General Pacheco, província de Buenos Aires, a primeira unidade do Ford Falcon fabricado na Argentina, e foi nesse momento que o carro passou a fazer parte da vida de todos os argentinos durante 30 anos, de 1962 a 1991. E, para comprovar esse fato, o veículo ganhou 6 vezes, durante sua produção, o prêmio de “carro mais vendido no ano” (1965, 1971, 1972, 1974. 1979 e 1983).
Agora, o carro em questão, encontrado na oficina argentina, foi apresentado ao “Club Falcon” do país por seu feliz proprietário, que teve o cuidado de levar o veículo de caminhão até o local do evento, evitando assim que este rodasse.
É incrível e gratificante ao universo antigomobilista ver que, hoje em dia, ainda é possível encontrar veículos raros em estado de zero quilômetro. No caso deste Falcon, tanto o interior como o exterior estão em perfeitas condições.
Conforme o proprietário, o carro estava em uma antiga concessionária há 18 anos, uma vez que esta perdeu a concessão e fora fechada. Mas, ao abrir uma oficina depois de vários anos de encerramento do local, eles encontraram uma agradável surpresa em seu interior, o Falcon, que nunca fora vendido, patenteado e nunca rodara pelas ruas.
Fontes: Diário Uno / Todo Falcon