Em 1903 é criada a Ford Motor Company, fundada por Henry Ford. Com um capital inicial de US$ 28.000,00 de 12 investidores, entre eles os irmãos John e Horace Dodge (que mais tarde fundariam a Dodge – hoje pertencente ao grupo Fiat Chrysler Automobiles – em 1914), inicialmente a empresa fazia um número baixo de veículos. O Modelo T, por exemplo, foi o 20º projeto da marca, idealizado em 1908 (lançado em 1º de outubro daquele ano) e produzido até 1927.
Mas já na década seguinte a 1903, a Ford seria destaque em relação à sua linha de montagem. Além de grande parte das peças ser montada na fábrica (um diferencial na época), o modelo “móvel” em sua produção garantia um baixo custo para a mesma e, dado o sucesso da época, ainda hoje esse modelo é seguido. Não tardaria, e a empresa tornou-se a mais lucrativa do mundo, sobrevivendo, inclusive, à Crise de 1929, considerada o pior e o mais longo período de recessão econômica do século XX.
A Ford chegaria ao Brasil em 1919, sob o nome de “Ford do Brasil”, situada na Rua Florêncio de Abreu, em São Paulo, dedicando-se, inicialmente, à importação de veículos e à montagem dos Modelo T, apenas com a mão de obra de 12 funcionários. Com a mudança, em 1921, para a Rua Solon, ainda na capital paulista, a capacidade de produção da filial brasileira logo chegaria a por volta de 40 carros por dia, graças às novas instalações, criadas especificamente para funcionarem como linha de montagem. O número de funcionários, nesse ano, chegaria a 124. O Modelo T, também sucesso no Brasil, daria lugar, em 1927, ao Ford Modelo A, que trazia diversos aperfeiçoamentos em relação ao seu antecessor.
Em 1953 viria uma nova fábrica, situada no Bairro do Ipiranga, em São Paulo, considerada, na época, a mais moderna indústria automobilística do país. Lá seriam montados carros (de início modelos americanos e europeus), caminhões, utilitários, tratores, entre outros. Antes do Galaxie aparecer no cenário tupiniquim, em 1954 surge o Ford Thunderbird nos EUA, importado também para o Brasil. Com mais de 4 milhões de unidades vendidas no mundo em 12 versões, foi um verdadeiro sucesso (em 2005 uma série alusiva aos 50 anos do veículo fora lançada).
Em 1967, enfim, vem o Galaxie 500, o primeiro automóvel fabricado pela Ford do Brasil. Apresentado no V Salão do Automóvel, em São Paulo, no dia 26 de novembro de 1966, o fato seria um dos maiores acontecimentos midiáticos que o Brasil já vira em termos de automóvel. Para sua apresentação, a Ford do Brasil não poupou em despesas: Sérgio Wladimir Bernardes, famoso arquiteto e idealizador de projetos grandiosos, seria contratado para a montagem do estande. A apresentação do veículo fora em forma de “carrinho de autorama”, no qual cada Galaxie apresentado levava, em média, três minutos para dar a volta completa em todo o estande da Ford. Parecia mágica, e o sucesso fora enorme. No final do evento, mais de 1 milhão de pessoas passaram pelo estande de Ford, inclusive jornalistas estrangeiros e o presidente da época, Humberto de Alencar Castello Branco, que não parava de admirar cada detalhe dos Galaxie presentes.
Então, no dia 16 de fevereiro de 1967 saíra da linha de montagem da Ford o primeiro Galaxie nacional, apresentado para a imprensa no dia 20 de fevereiro daquele ano.
Fontes e Fotos: Clube do Fordinho / Revista Quatro Rodas / Clássicos do Brasil série Galaxie / WallpaperUP / Atos R. Fagundes
Deu água na boca? Gostaria de saber mais sobre o Galaxie e conferir artigos completos sobre suas versões? Confira abaixo alguns produtos relacionados à linha à venda em nossa Loja Virtual: