Há alguns dias relembramos um pouco de nossas viagens à Argentina, onde visitamos vários museus, conhecemos histórias fantásticas e pessoas extraordinárias, que dia-a-dia lutam para preservar a história automotiva mundial. Desta vez vamos relembrar um pouco de nossas passagens pelo Chile, um país de grande desenvolvimento humano, liberdade econômica e que leva muito em consideração a qualidade de vida de sua população. Vejamos o que encontramos nesses 15 anos de existência da Revista Classic Show em passagens por esse país…
A primeira vez que a frota de veículos chilena apareceu na Revista Classic Show fora na edição 07 que, infelizmente, está em falta em nossa Loja Virtual. Na época, essa matéria fora feita por nosso colaborador e grande amigo Orion Ximenes que, em sua excursão, ficou surpreso com o que viu. E não era para menos. Havia carros antigos de todas as décadas rodando, por vezes caindo aos pedaços. No Chile, sob a sombra da grandiosa Cordilheira dos Andes, roda uma gigantesca frota de automóveis anteriores às décadas de 50 e 60. Alguns impecáveis e outros já combalidos, contam os minutos para acabarem seus dias em um ferro-velho ou serem resgatados por abnegados saudosistas. A matéria completa você pode conferir na edição 07 da Revista Classic Show.
Edição em falta
Na edição 21 da Revista Classic Show cruzamos desertos, enfrentamos neve e a Cordilheira dos Andes para visitar um museu de automóveis antigos no Chile, o único dedicado a marca Studebaker fora dos EUA: o Museu Moncopulli. O museu fica localizado na cidade de Osorno, ao sul do Chile, aos pés da Cordilheira dos Andes que, na época, estava intransponível durante aqueles dias por causa da neve que caía incessantemente, obstruindo o único caminho que cruza as montanhas até a cidade de Osorno. O jeito foi esperar, mas valeu a pena. A matéria completa você pode conferir na edição 21 da Revista Classic Show.
Em nossa Loja Virtual
Dez anos depois voltamos ao museu Moncopulli, história contada na edição 75 da Revista Classic Show. E o que mudou? Reencontramos o nosso casal chileno preferido em meio a uma esfuziante alegria pela nova fase do museu. Muitos investimentos foram feitos para receber os visitantes da melhor forma possível, mas a simpatia de sempre não foi mudada, é das melhores. A matéria completa você pode conferir na edição 75 da Revista Classic Show.
Em nossa Loja Virtual
Na edição 77 da Revista Classic Show visitamos a capital do Chile, Santiago. No bairro de Estación Central, bem próximo ao complexo férreo de Santiago, em uma antiga usina de açúcar da “Societe Francaise du Sucreríes au Chili”, construída no princípio do século 20 e recentemente restaurada, se encontra uma das mais importantes coleções de carros antigos aberta ao público da América do Sul: a Colección Jedimar. A matéria completa você pode conferir na edição 77 da Revista Classic Show.
Em nossa Loja Virtual
Mais recentemente, na edição 79, a cerca de 180 km da movimentada Santiago está uma das regiões mais lindas do país, a região de Colchagua, conhecida como a rota do vinho chilena. Nosso destino era a pequena Lolol, onde visitamos o Museu do Automóvel de Colchagua, administrado pela Fundación Cardoen, criada pelo empresário Carlos Cardoen Cornejo com o objetivo de investigar, conservar e difundir o patrimônio cultural chileno. A matéria completa você pode conferir na edição 79 da Revista Classic Show.