Tudo começou em 1901, quando John Weller abriu uma pequena oficina em Londres para dar seguimento à sua paixão de fabricar automóveis. Weller foi capaz de realizar esse sonho através do financiamento de um rico empresário chamado John Portwine, que lhe permitiu transformar o seu projeto em realidade no ano de 1903. Na época, havia apenas duas opções de motor: bicilindro de 10 cavalos de potência ou de quatro cilindros com 20 cv. Eles foram exibidos no Motor Show, em 1903, resultando em um futuro promissor para a empresa e seu projetista. Porém, devido ao alto custo de produção, o projeto piloto fora desaconselhado por seu financiador.
John Weller (esquerda) e John Portwine
Surge o Autocarrier
Pensando em algo mais simples, como um veículo para entregas, em 1904 a empresa passou a se chamar “Weller Autocar & Accessories Limited” e começou a produzir um pequeno utilitário chamado Autocarrier. O veículo, construído sobre um chassi de aço tubular em forma triângulo, era equipado com um motor monocilindro BSA 631 cc, refrigerado a ar, que produzia a potência de 5,5 cv. Parecia um triciclo. Hoje, poderia parecer um veículo estranho, mas os comerciantes adoravam, pois ele era muito mais rápido que um entregador em sua bicicleta, além de possuir um espaço muito maior para cargas. Também foi utilizado como “veículo de propaganda”, pois os painéis em suas laterais poderiam ser usados para publicidade. Era o carro da moda na época.
Autocarrier “Sociable” 1913
Em 1907 uma versão com passageiros do Autocarrier fora criada, chamada de “Sociable”. Já em 1910 o veículo fora adequado ao uso militar, recebendo, tempos depois, até metralhadoras em sua carroceria. Outros ainda foram adequados ao transporte de munição, sendo acolhido pelo exército britânico devido sua confiabilidade, desempenho e capacidade no quesito “manobras”; e foi assim até o ano de 1915, graças também ao seu design simples, robusto e pragmático. Então, com o aumento da produção, a empresa, em 1911, mudou-se para um local maior, em Thames Ditton, perto de Londres. E foi no novo endereço que a empresa produziu, além de dar continuidade ao famoso Autocarrier, o seu primeiro carro com quatro rodas; também concebeu detonadores e outros materiais para os esforços de guerra.
Anos mais tarde, já como AC Cars, a empresa, em conjunto com Carroll Shelby, conceberia um dos veículos mais rápidos e icônicos de todos os tempos, o AC Cobra (livro à venda em nossa loja virtual).
Fonte: AC Automotive
Fotos: www.inopian.com / www.boldride.com / www.simoncars.co.uk / www.favcars.com / www.hymanltd.com