A artista brasileira Clarissa Tossin apresentou à Galeria Luisa Strina, em 2014, uma obra intitulada “Transplantado (VW Brasília)”. Clarissa reside nos EUA e trabalha com vídeos, esculturas, performance e instalações referentes às maneiras de como o ambiente construído nos molda enquanto sujeitos. Como cresceu em Brasília, a nossa moderna e planejada capital Federal, a artista criou uma consciência da circulação global de imagens da modernidade e seus efeitos sobre as psicologias nacional e internacional.
Sobre a obra
A obra da artista fora moldada em látex natural (que estabelece uma relação direta com a indústria e seus processos de produção) a partir de um VW Brasília, um carro concebido de 1973 a 1982 que aliava a robustez do Fusca com maior espaço e linhas contemporâneas, um verdadeiro sucesso da Volkswagen. O veículo que servira como molde para a obra fora a peça central na instalação “Brasília, Carros, Piscinas e outras Modernidades”, exposta na Bienal de Los Angeles, no Hammer Museum, em setembro de 2014.
A obra ainda nos remete a uma passagem na história sobre a exploração bem-sucedida da borracha, realizada por Henry Wickham, que contrabandeou as sementes de seringueira, da região de Santarém, aos Kew Gardens, em Londres, dando início ao monopólio mundial de produção da borracha pelos britânicos.
Clarissa Tossin é bacharel em Artes pela Fundação Armando Álvares Penteado, de São Paulo, e mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Califórnia (CalArts), em Valencia, CA, EUA.
Fonte e fotos: Galeria Luisa Strina