Por incrível que possa parecer, este veículo em destaque é uma Ferrari. Mas antes de contarmos a história desse automóvel de design um tanto exótico e controverso, vamos falar um pouco sobre o seu projetista.
A Drogo Carrozzeria Sports Cars foi fundada, em Modena, na Itália, pelo ex-piloto de Fórmula 1 Piero Drogo. Drogo nascera ao norte da Itália, em Vignale Monferrato, uma pequena cidade perto de Alessandria, em 08 de agosto de 1926. Sua família emigrou para a Venezuela, e lá Drogo começou a competir na década de 50 por todo continente sul-americano. Já no fim dos anos 50, ele retornou à Itália, onde virou mecânico.
Com sua experiência de piloto e mecânico, abriu a sua própria empresa, a Drogo Carrozzeria Sports Cars. Ela rapidamente começou a se destacar entre pequenos fabricantes na cidade. Suas carrocerias foram utilizadas pela Scuderia Serenissima e Bizzarrini, mas seu trabalho ocasional para a Ferrari é que trouxe muita fama, especialmente os modelos Ferrari Dino 206 SP, 330 P4 e 250 GT SWB “Breadvan” (projetada por Bizzarini, mas construída por Drogo), considerados verdadeiras obras-primas da indústria automobilística. Piero Drogo veio a falecer em 28 de abril de 1973, vítima de um acidente de carro em sua Ferrari.
Ferrari Dino 206 SP
Voltando ao veículo, ele nada mais é que uma Ferrari 330 GT 2+2 1966 (chassi 07979) extremamente modificada no tocante ao design. “O Carro de Ouro”, como é conhecido, foi encomendado pelo empresário italiano Norbert Navarro em 1967/68. O carro em questão foi comprado primeiramente por Attilio Monti, e depois vendido a Navarro, que sempre quis uma Ferrari 330 GT. Entretanto, com o veículo em mãos, não ficou satisfeito com seu estilo, fazendo essa encomenda a Drogo de uma carroceria personalizada.
Ferrari 330 GT 2+2 1966
Várias modificações foram feitas, principalmente na dianteira e na traseira, tornando o carro mais angular, com aletas saindo da seção traseira do veículo para o teto e a frente com uma aparência “pendente”. Embora a carroceria seja totalmente diferente da original, mecanicamente não há (praticamente) mudanças. O motor é um V12 4.0 litros que gera a potência de 300 cv, acoplado a uma transmissão manual de cinco velocidades. As rodas raiadas foram substituídas também por outras de liga leve.
Muitos questionamentos foram feitos ao longo dos anos para entender o motivo de Piero Drogo ter aceitado o projeto. Com certeza houve uma boa quantia de valores envolvida, mas é mais provável que tenha feito a carroceria porque essa era sua grande paixão.
O veículo, como era de se esperar, chamou muito a atenção, principalmente de um importador norte-americano, Luigi Chinetti, que rapidamente fechou um acordo com Navarro para comprar o carro. Desde então, o veículo passou por uma série de proprietários, chegando a ser pintado na cor vermelha. Entretanto, o mesmo fora restaurado e novamente pintado na cor dourada, indo a leilão em Pebble Beach em 2014 pela Gooding & Company. A estimativa era que o carro saísse entre 400 e 600 mil dólares, mas pelas informações que apuramos, não houve venda na época.
Fonte e fotos: CoachBuild