Construído pelo designer Giorgetto Giugiaro (nascido na comuna italiana de Garessio em 07 de agosto de 1938), o Manta 1968 foi um dos primeiros projetos independentes de seu criador, que já havia trabalhado nas Carrocerias Bertone (1960 a 1965) e Ghia (1966 a 1968). O veículo fora utilizado por Giugiaro para promover sua nova empresa, a Italdesign Giugiaro (que desde maio de 2010 é controlada pelo Grupo Volkswagen), de Turim.
Um dos detalhes que mais chamam a atenção no veículo é seu assento triplo, onde o lugar do motorista é no meio. A ideia fora baseada em um protótipo da Ferrari, o 365 de 1965, onde a posição do piloto também era central (anos mais tarde o poderoso McLaren F1 também adotaria a ideia).
O carro fora concebido utilizando um chassi do protótipo P538, de Giotto Bizzarrini, engenheiro italiano responsável por vários veículos históricos, como a lendária Ferrari 250 GTO dos anos 60. O chassi fora desenvolvido em aço tubular, forte o bastante para suportar as curvas e desafios de Le Mans e um poderoso motor Chevrolet V8.
Vídeo
Giorgetto Giugiaro fora também responsável pelo design, dentre outros veículos, do lendário DeLorean DMC-12 dos anos 80, a famosa “Máquina do Tempo” do filme “De volta para o Futuro”. Em tempo, no ano de 1999 Giugiaro ganhou o prêmio de “Designer Automotivo do Século”, como reconhecimento por suas obras. Mas, além de automóveis, Giugiaro desenvolveu também motocicletas, máquinas fotográficas, armas de fogo e relógios.
DeLorean DMC-12
Fonte e fotos: www.coachbuild.com