A Isotta-Fraschini, marca italiana conhecida pela fabricação de automóveis luxuosos, além de caminhões, motores para embarcações e aviões, ganhou notoriedade no mercado em 1912 ao conceber seu Tipo 8 (era oferecido apenas chassi e motor às encarroçadoras), caracterizado por possuir um motor de oito cilindros em linha.
Seu sucessor, destaque deste post, o Tipo 8A (também oferecido apenas chassi e motor), concebido em 1924, oferecia 115 HP de potência, quadro e suspensão redesenhados, além de uma transmissão de três velocidades. Na América, onde quase 1/3 dos Isotta fora vendido, o preço pedido excedia inclusive o de um Model J Duesenberg.
A maioria dos modelos 8A fora montada em um chassi de 145 polegadas, com uma distância entre eixos de 134 polegadas (algo em torno de 340,36 cm) reservada para modelos esportivos, que seriam designados por um “S”, de Sport, ou “SS”, de Super Sport. Em sua totalidade, cerca de 950 modelos do Tipo 8A foram construídos durante a produção, que durou de 1925 a 1931.
Muito visado por encarroçadoras na época, fora creditado à Fleetwood a criação de um dos modelos mais interessantes.
O pedido
O Sr. Valentino, quando encomendou o seu Isotta Tipo 8A S na época (muito parecido com o veículo em destaque), mandou-o para Ray Dietrich, na encarroçadora LeBaron, para equipar o veículo com uma carroceria especial no estilo roadster. Porém, a empresa não estava equipada o suficiente para desenvolver o projeto, e coube a Elmo di Paoli, da encarroçadora Fleetwood, realizar o prospecto.
Isotta-Fraschini Tipo 8A S do Sr. Valentino
Originalmente o veículo de Valentino vinha com interior em couro marroquino, console banhado a ouro e o famoso mascote de uma cobra sobre o radiador. Valentino tinha grande interesse na construção de seu carro, supervisionando-o sempre que podia. Infelizmente ele faleceu antes de receber o veículo, deixando uma dívida de US$ 25.000 ainda pendente.
O veículo fora apresentado pela companhia no New York Automobile Salon em 1926. O mesmo chamou muito a atenção que outros dois veículos foram construídos utilizando carroceria Fleetwood, um deles Mercedes 1927 e outro Isotta-Fraschini Tipo 8A S 1927, destaque deste post.
Embora não se saiba o paradeiro do veículo do Sr. Valentino, este similar é um bom exemplo do excepcional trabalho realizado pela Fleetwood nos anos 20.
Fonte e fotos: www.coachbuild.com