William Bushnell Stout foi um pioneiro da engenheira em sua época, hoje algo como um Steve Jobs para o automóvel e avião hoje em dia. Embora preocupado principalmente com a aviação, Stout atuou como presidente da Sociedade de Engenheiros Automotivos. Como parte desse papel, conheceu Buckminster Fuller e escreveu um artigo, para o informativo da sociedade, sobre a importância da aerodinâmica de seu veículo Dymaxion.
Inspirado, Stout criou o que viria a ser o Stout Scarab, um veículo aerodinâmico para seis passageiros, algo como uma minivan. De corpo único, carroceria alongada, com uma frente curta e uma gloriosa curva traseira, ele certamente se assemelhava muito com seu besouro homônimo, o escaravelho.
O motor ficava localizado na traseira, o que permitia um grande ganho de espaço para os passageiros entre as rodas da frente e de trás, quase como uma pequena sala-de-estar. Os detalhes de design, inspirados em art déco, incluíam um pequeno “bigode” entre os faróis duplos, estes semelhantes a olhos sobre um capô “sorridente”, para-choques cromados envolventes e uma grade em forma de cachoeira que se estendia do topo da janela traseira, passando pelo motor até o envolvente para-choque.
Já o interior poderia ser acessado pela porta do motorista ou em uma única porta ao meio, no lado do passageiro. O assento do motorista e a última fileira de bancos eram fixos (em couro e cromados), mas os outros poderiam ser movidos para se encararem, criando um espaço social itinerante. Esses assentos ainda poderiam ser removidos e em seu lugar colocado uma mesa, criando um pequeno escritório portátil para um homem de negócios em viagem, além de uma cama.
O primeiro protótipo do Scarab foi construído em 1932, e os carros subsequentes foram construídos ao longo do restante da década. Há informações conflitantes, mas parece que entre 6 e 9 Scarabs foram concebidos, cada um diferente, ao gosto do proprietário.
Milagrosamente há cinco Scarabs rodando hoje, que continuam sendo uma fonte de inspiração para todos os designers e projetistas de automóveis.
Fonte e fotos: www.cardesignnews.com