Durante a década de 1950, Pinin Farina estava experimentando vários designs com temas voltados à viação e turbinas, chamados “jet-age”. A influência do design dos carros norte-americanos, combinada com inovações aerodinâmicas e técnicas, inspirou Pinin Farina a criar alguns dos projetos mais espetaculares de seu tempo, homenageando a tecnologia aeroespacial.
Esse tema apareceu pela primeira vez no PF 200, um Lancia com design criado por Pinin Farina, que fora apresentado ao público em 1953. Nos anos que se seguiram, a utilização de tubos circulares foi instantânea, aparecendo em modelos Cadillac e Maserati.
Lancia Aurelia PF 200
O carro destaque deste post é único, um Nash Rambler chamado Palm Beach. O conceito de Pinin Farina era criar não apenas um carro dos sonhos, mas um que pudesse chegar ao mercado em um curto período de tempo.
Pinin Farina fez uma abordagem muito diferente na construção utilizada pelos norte-americanos. Chassi, suspensão, motor, caixa de velocidades e freio foram alterados. Após essas modificações, Pinin Farina começou a trabalhar no design.
Uma característica que mais chama a atenção no Nash Rambler Palm Beach é que possui proporções extraordinariamente graciosas para um veículo pequeno. Pinin Farina conseguiu deixar o veículo mais leve e esportivo, além de diminuir seu peso.
A frente do carro tem um capô baixo e inclinado, com um emblema estilizado com a letra R, de “Rambler”, com uma entrada de ar oval no melhor estilo jato. A traseira, também levemente inclinada, conta ainda com os famosos rabos de peixe. Sua área envidraçada é bem ampla, esculpida com uma linda capota.
Quando terminado, o Palm Beach recebeu uma pintura em tom verde esmeralda metálico, com sua parte superior pintada de prata claro.
O Nash Rambler Palm Beach foi exibido no stand de Pinin Farina no Salão Automóvel de Turim, ao lado do Alfa Romeo Super Fluxo I e do Lancia América. Foi mostrado em outros locais da Europa ao longo de 1956, antes de fazer sua estreia na América no Henry Ford Museum, na primavera de 1957.
Então a AMC começou a encerrar as divisões Nash e Hudson, o que terminou com as perspectivas de Pinin Farina de o veículo entrar em produção seriada, mesmo com o sucesso do mesmo perante o público e imprensa especializada.
Depois de passar por alguns proprietários, um 2007 um colecionador da Califórnia, Sr. Jacques Harguindeguy, adquiriu o Nash Rambler Palm Beach e imediatamente embarcou em uma restauração de concurso de elegância, com o objetivo de apresentar o veículo no Concours d’Elegance de Pebble Beach.
Infelizmente o Sr. Harguindeguy veio a falecer antes que pudesse ver sua restauração concluída, no entanto sua família exibiu o automóvel no gramado do concurso em 2009, em sua homenagem. Após, foi exibido no Niello Concours de 2009, em Serrano, onde foi premiado com o “Hot Italian Award” pela sua elegante carroceria.
Fonte/fotos: www.coachbuild.com / www.carbuildindex.com