Dando seguimento ao post anterior sobre os melhores carros antigos para restaurar, segundo o site hemmings.com, especializado na comercialização de veículos de coleção e peças, que levou em conta fatores como preço de compra, disponibilidade de peças, valor de restauro e desejo de compra, nesta segunda parte trataremos de mais 10 automóveis.
ATENÇÃO: todos os dados levantados são para veículos e peças encontrados e/ou restaurados nos Estados Unidos, e NÃO no Brasil. Isto nos serve apenas como um parâmetro de análise de mercado.
Pontiac Grand Prix 1962
O Gran Prix parece ser o Pontiac favorito dos fãs da marca, e sua popularidade parece não diminuir. O carro é grande, porém custa metade do preço de um GTO, mesmo alimentado também por um motor 389 V8. A disponibilidade de peças de reposição vem aumentando gradativamente. Partes do interior, como painéis, também estão no mercado. Como alternativa, o Catalina é um pouco menos caro.
Cadillac: 1965 a 66
“Grande, ousado e bonito” talvez seja a melhor descrição para esses veículos. Cada parte mecânica está disponível no mercado, a preços razoáveis, embora algumas peças sejam difíceis de serem encontradas. Para substituir partes da carroceria, você terá de se contentar com peças usadas, mas isso tem a vantagem por preços mais baratos. Nos EUA esses veículos são mais acessíveis do que você pode imaginar.
Studebaker Golden Hawk: 1956 a 58
Esses são um daqueles carros que todo mundo parece desejar. Vários foram fabricados, além de um bom número de peças foram reproduzidas. Se um Golden Hawk for bem restaurado, pode atingir um bom preço de venda.
Pontiac Firebird: 1970 a 73
A segunda geração dos Firebirds tornou-se altamente desejada nesses últimos anos. Há lotes de peças de reposição à venda, incluindo partes da carroceria novas. São geralmente veículos de fácil restauração e venda.
Chevrolet Bel Air: 1955 a 57
Um gigantesco grupo de entusiastas faz desses carros uma venda rápida e por um bom dinheiro. Dificilmente a demanda por esses veículos vai diminuir. Por terem sido fabricados em grande número, ainda existem vários automóveis que precisam de restauração, sendo os dos anos 1955 mais acessíveis.
Mercury Cougar: 1967 a 68
Peças mecânicas e elétricas são fáceis de se encontrar, inclusive algumas partes da carroceria e peças de acabamento foram reproduzidas, tornando-o um veículo de proposta positiva para restauração. Interiores completos também estão disponíveis, juntamente com toneladas de peças de desempenho, atualização de freios e suspensão. Há uma grande demanda de conhecedores que podem auxiliar na restauração, e a oferta desses veículos para restauração é abundante.
Oldsmobile Cutlass: 1968 a 72
Algumas partes do veículo são intercambiáveis com outros da GM, o que torna a busca de peças de freio e suspensão, por exemplo, altamente acessível. Partes da carroceria e acabamento não foram produzidos em grandes números, porém isso o torna veículos mais raros, mas não tão raros que você não possa encontrar um para restaurar.
Ford Falcon: 1964 a 65
Assim como o Cougar, a estrutura interna do Falcon desses anos é praticamente a mesma do Mustang. Muitas partes da carroceria, peças e interior foram reproduzidas. Vários Falcon foram fabricados, então são fáceis de serem encontrados. Os modelos que melhor terão retorno financeiro são os hardtop e conversíveis, especialmente versões GT.
Plymouth ‘Cuda / Barracuda: 1972 a 74
Os fãs de Mopar querem os modelos de 1970 e 71, enquanto modelos de 72 a 74 são mais baratos para comprar. Há um grande fornecimento em partes da carroceria, peças e interior, o que torna a restauração bem tranquila. Certifique-se que o chassi não está enferrujado, pois não há reposição. Com o tempo os valores vão subir, principalmente para modelos posteriores.
Chevrolet Impala: 1965
Como a maioria dos Impala de 1961 a 64 foram personalizados, o modelo de 1965 tornou-se muito acessível, seguido do 66, 67 e 68. Enquanto peças de reposição, para os primeiros modelos, não são tão abundantes, para esses anos há uma grande variedade delas. Peças mecânicas são geralmente baratas, podendo ser compradas em toda parte. Modelos SS são mais valiosos, mas modelos seis cilindros estão se tornando bastante procurados.
Fonte: www.hemmings.com