O site hemmings.com, especializado na comercialização de veículos de coleção e peças, fez um levantamento dos melhores carros antigos para restaurar, levando em conta fatores como preço de compra, disponibilidade de peças, valor de restauro e desejo de compra.
ATENÇÃO: todos os dados levantados são para veículos e peças encontrados e/ou restaurados nos Estados Unidos, e NÃO no Brasil. Isto nos serve apenas como um parâmetro de análise de mercado.
Tenha em mente: restaurar um veículo é caro. Mesmo que você possa executar a maior parte do trabalho sozinho, ainda terá custos na compra de peças, materiais para pintura, acabamento, entre outros.
Se você decidiu restaurar um carro antigo porque tem grande apego pelo modelo e não está preocupado com o valor final que o mesmo possa ter, então, parabéns! No entanto, se você gosta de restaurar automóveis antigos, mas prefere projetos mais fáceis e relativamente mais baratos, ainda com a chance de lucrar, então estes são alguns veículos que você pode considerar para sua próxima aventura.
Buick Riviera: 1963 a 65
Não há dúvidas que este é o melhor projeto de carro norte-americano do pós-guerra para restaurar. Mais pessoas estão começando a restaurar e coletar esses veículos, pois várias empresas estão começando a oferecer peças para reposição.
Chevrolet Bel Air: 1953 a 54
Se você ama os Chevys dos anos 50, estes carros são uma bela alternativa, principalmente os modelos Tri-Five, onde mais e mais entusiastas estão começando a apreciar suas linhas. Peças de reposição continuam a aumentar, e os preços estão mais acessíveis. A maioria das peças mecânicas e elétricas é fácil de encontrar, e por valores interessantes, assim como as peças usadas. Conversões e atualizações de desempenho também estão prontamente disponíveis.
Pontiac GTO: 1971 a 72
Toneladas de peças e de carrocerias foram reproduzidas, juntamente com partes mecânicas que ajudam o veículo a ter um melhor desempenho. Os EUA estão cheios de fãs do GTO, então os valores continuarão a subir, mas apenas para carros restaurados nos padrões de fábrica.
AMC AMX: 1968 a 69
Com certeza os melhores designs produzidos nesses anos, o interesse pelos AMX continua a crescer entre os entusiastas. Veículos com os opcionais Go Package (que melhoram a performance) são mais desejáveis. Peças de reposição estão disponíveis, embora a linha não seja tão extensa, mas continua a crescer. Como são automóveis mais básicos, não são tão difíceis de restaurar.
Lincoln Continental: 1961 a 66
Raramente vai aparecer alguém que não gosta dos Continental dos anos 60. Seu design elegante sempre estará na moda, por isso haverá uma demanda constante por esses modelos. A maioria das peças pode ser encontrada facilmente e barata, porém algumas partes da carroceria não. Outro detalhe é que, como o veículo fora montado praticamente à mão, talvez seja necessário um especialista no auxílio da restauração.
Ford Modelo A: 1928 a 31
Cada peça está literalmente disponível no mercado, incluindo peças para a carroceria e de acabamento. Há também um crescente mercado de reposição de peças no tocante ao desempenho. Devido sua natureza simplista, não são muito difíceis de restaurar.
Packard: 1951 a 54
Os carros dos anos 50 continuam a crescer em termos de desejo, e os Packard dos anos 50, devido à qualidade e detalhes em que foram construídos, são muito procurados. Peças mecânicas e elétricas podem ser encontradas ainda novas e por preços interessantes. Partes da carroceria podem ser um pouco mais difíceis, a menos que saiba onde encontrar. Geralmente não há problemas na venda de um Packard bem restaurado.
Ford Mustang: 1964 a 68
O Mustang geralmente é o primeiro projeto ideal, pois várias de suas peças foram reproduzidas por dezenas de empresas, incluindo aí acessórios. Há ainda inúmeros clubes e especialistas, que podem auxiliar na restauração. Como são muito desejados pelo seu apelo esportivo, vendem facilmente.
Chevrolet Camaro: 1967 a 69
Mesmo que o Mustang: tudo o que você precisa para reconstruir um, não importa o quão enferrujado ele possa estar, está disponível no mercado. Sempre haverá uma enorme demanda por esses carros também.
Dodge Challenger: 1972 a 73
Enquanto a maioria dos fanáticos por Mopar parece preferir o ‘Cuda, o Challenger possui um olhar mais sofisticado. As peças de reposição só crescem e os veículos continuam a vender rapidamente, principalmente os que vêm com o motor V8 bloco pequeno. Este é um daqueles carros que deve ser restaurado nos padrões originais de fábrica, para que valha a pena a busca por algum lucro.
Fonte: www.hemmings.com