Aqui na Revista Classic Show sempre destacamos pessoas que tiram seu carro antigo da garagem para realizarem o sonho de conhecer novas cidades, novos países e culturas diferenciadas. Nem sempre é fácil, pois exige muito planejamento e uma certa quantia em dinheiro, fora os percalços que podem ocorrer durante a viagem, como manutenção do veículo e outros pormenores.
Mas e se uma viagem dessas, além de uma realização pessoal, tenha cunho social? É isso que um casal holandês vem realizando a bordo de um Ford modelo T de 1915, mas não fazendo apenas viagens curtas, entre países vizinhos, por exemplo, mas sim uma verdadeira volta ao mundo, cruzando continentes.
Dirk e Trudy Regter resolveram realizar uma aventura de tirar o fôlego a bordo de um Ford T, com mais de 100 anos de idade, em prol da organização internacional de ajuda infantil “SOS – Children’s Villages“.
Essa viagem começou em 2012, no qual o casal percorreu mais de 22.000 km em 180 dias, entre Edam (na Holanda, onde vivem) até à Cidade do Cabo, na África do Sul. Já em 2013 cruzaram os EUA e Canadá, percorrendo cerca de 22 estados e 28.000 km, também em 180 dias. Em 2014 percorreram mais 26.000 km, atravessando a América do Sul, em outros 180 dias, inclusive passaram pelo Brasil.
Ou seja, o casal já percorreu praticamente 80 mil quilômetros em um veículo centenário e, por incrível que pareça, poucos têm sido os problemas enfrentados por eles com relação ao veículo, mostrando que o velho Ford T é muito resistente e de fácil manutenção.
“Num país de África tivemos de soldar uma roda dianteira num ferreiro local. Sou bastante versátil: uma chave de parafusos, um martelo, um pouco de fita adesiva, umas velas e umas correias podem te levar muito longe”, desse Dirk em um relatório da viagem. “Na fronteira entre a África do Sul e Botswana conhecemos um fazendeiro que tinha um velho Ford T, que nos deu a sua roda suplente como presente para o resto da viagem”, acrescentou ainda.
Porém, em uma das viagens, em agosto do ano passado, um acidente destruiu parcialmente o veículo, sem ferimentos graves aos ocupantes, mas que quase acabou com o sonho do casal.
Desse período em diante, os Regter começaram um processo de restauração no automóvel da aventura, com a ajuda de toda a família.
Neste ano e no próximo (2017) planejam dar seguimento à aventura, percorrendo a Nova Zelândia, Austrália, Indonésia e Índia, cruzando os Himalaias até à China, através da Mongólia, para depois regressar ao local inicial, pela Europa Central.
Esta é uma iniciativa incrível que, além de mostrar o amor pelo antigomobilismo, mostra a importância em se ajudar o próximo sem esperar por algo em troca. Que a história do casal Regter sirva de exemplo para todos nós, principalmente na atual conjuntura que vivemos.
Fonte: Automonitor / Site oficial da aventura: www.tfordworldtour.org