No fim da década de 1940, a Chrysler foi convidada pela Fiat, sob os auspícios do Plano Marshall (vulgo Programa de Recuperação Europeia, o principal plano dos EUA para a reconstrução dos países aliados da Europa nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial), para fornecer informações e conselhos sobre as mais recentes técnicas de fabricação de carrocerias com o intuito de ajudar a reconstruir a base industrial da Itália.
Lá os representantes da Chrysler aprenderam em primeira mão sobre os construtores de carrocerias personalizadas da Itália, e muitas conexões criadas durante esse encontro ajudaram a moldar a visão estilística da companhia.
O presidente da Chrysler na época, K. T. Keller, merece muito crédito pelo renascimento estilístico da Chrysler do início dos anos 50. Em particular, ele contratou Virgil M. Exner para desenhar vários “Idea Cars” em parceria com a Ghia, empresa de fabricação de carrocerias italiana, responsável pela construção desses veículos na Itália. Os carros italianos dos sonhos de Exner eram todos baseados no chassi do Chrysler New Yorker, com motores “FirePower” Hemi V8.
New Yorker Thomas Special
O primeiro veículo fabricado fora o coupe K-310 de 1951 (“K” em alusão a Keller), seguido do C-200 conversível de 1952. Em seguida viera o Chrysler Special, um coupe de três lugares construído sobre um chassi curto, que fez sua estreia no Salão de Paris de 1952. O carro seguinte, destaque deste post, fora o “Thomas Special”, concebido para CB Thomas, presidente da divisão de exportação da Chrysler na época, baseado no chassi de comprimento padrão do New Yorker.
O Thomas Special coupe foi altamente aclamado, com vendas a ser tratadas pela divisão francesa da Chrysler, a Société France Motors. Ao longo dos anos, esses carros ficaram conhecidos como “GS-1”, “Chrysler Special” ou “Ghia Special”. Em última análise, apenas 6 veículos foram produzidos para a Chrysler, enquanto a Ghia construiu outros 12 para si. Com belas proporções, rodas raiadas, detalhes minimalistas e motores potentes, esses carros forneceram um ponto de referência estilístico que continua a inspirar designers até hoje!
Fonte e fotos: CoachBuild