Graças a uma nova lei aprovada nos EUA, na qual beneficia pequenos fabricantes, onde estes podem produzir um número limitado de réplicas de carros feitos há mais de 25 anos, o DeLorean pode voltar a andar em nossas ruas totalmente aperfeiçoado ou novinho em folha, em 2017. Hoje, a DeLorean Motor Company, sediada em Humble, Texas, tem todo o aval do antigo e original fabricante, a DMC (que produzia os DMC-12), sediada originalmente na Irlanda do Norte, para começar a produção dos carros.
DeLorean DMC-12 no “The Toyota Automobile Museum”.
O antigo DMC-12 era movido por um motor 2.8 V6 fabricado, graças a um joint venture (expressão que significa a união de duas ou mais empresas já existentes com o objetivo de iniciar ou realizar uma atividade econômica comum, por um determinado período de tempo e visando, dentre outras motivações, o lucro), pela Peugeot, Renault e Volvo, de 132 cv de potência e 21,1 kgfm. O motor em si, mesmo para a época, não chamava a atenção, e não é incomum encontrar alguns desses veículos equipados com motor V8. Porém, para que os “novos” DeLorean possam andar pelas ruas, precisam atender os atuais limites de emissões, o que, segundo a fabricante, não será um problema.
Construído entre 1981 e 1983, criação do designer italiano e mundialmente famoso, Giorgetto Giugiaro, o cupê com carroceria em aço inoxidável e portas no estilo “asa de gaivota” não alcançou muito sucesso, pelo menos não antes do filme De Volta para o Futuro, de 1985. Foi graças ao cinema que o veículo ganhou status de “desejável” para muitos, principalmente para os amantes dos filmes. E com o seu visual futurista, era perfeito para o diretor Robert Zemeckis, que desejava um carro que pudesse se passar por uma nave espacial (alguém discorda?).
A famosa “Máquina do Tempo” da trilogia De Volta para o Futuro.
O custo desse novo brinquedo? Cerca de R$ 400 mil (US$ 100 mil). É um valor alto, mas para quem pode desembolsar essa quantia e gosta do famoso carro, não pode perder essa oportunidade, pois não sabemos o dia de amanhã. E se perder, só com uma Máquina do Tempo para voltar atrás.