Em 1916, na Saxônia (Alemanha), é fundada a DKW pelo engenheiro Jörgen Skafte Rasmussen, nascido em 30 de julho de 1878, na cidade de Nakskov, Dinamarca. Rasmussen, filho de comandante, perdeu sua mãe aos 19 anos de idade, mudando-se, assim, para a cidade dinamarquesa de Nykøbing Falster, condado de Storstrom, para aprimorar seu conhecimento em engenharia. Aproximadamente, entre o fim de 1800 e o início de 1900 (algumas fontes de pesquisa citam o ano 1898 e outras o ano 1904), Rasmussen muda-se para a Alemanha, local que era considerado, à época, o centro tecnológico mundial, especificamente em se tratando de mecânica de precisão e metalúrgica. Lá estudou nas cidades de Mittweida e Zwickau e, em 1907, em Zschopau (localizada no distrito de Erzgebirgskreis, região administrativa de Chemnitz), montou uma pequena fábrica para conceber acessórios a vapor.
Então, durante a Primeira Guerra Mundial, Rasmussen, em parceria com o engenheiro dinamarquês T. Matthiessen, criou seu primeiro carro a vapor (motivado pela crise econômica e escassez de petróleo); tal veículo recebeu as iniciais “DKW” (Dampf-Kraft-Wagen, ou carro de força a vapor), adotando essa especificação em todos os seus produtos dali em diante. Depois da guerra, em 1918, ele começou a produzir motores de dois tempos (invenção do renomado engenheiro Hugo Ruppe, utilizada em brinquedos infantis e modelos em escala) e motocicletas, se tornando, em 1928, o maior fabricante de motocicletas do mundo.
1928 é o ano que sua fábrica, em Zschopau, começa a conceber automóveis. Então, em 1929, surgiu o P-15, inicialmente um roadster, com a qualidade de ser o primeiro esportivo de baixo preço do mundo, chegando aos “incríveis” 80 km/h. Além deste, eram oferecidos furgões pequenos e conversíveis de dois, três ou quatro lugares. Foi a primeira vez na história que alguém aplicou o motor de dois tempos em automóveis.
Como um grande homem de negócios, Rasmussen construiu um pequeno império industrial no sul da Saxônia em poucos anos. Porém, a crise no ano de 1929 atingiu a sua fábrica de motos, como fez com várias outras empresas naquela época existentes. Como último recurso, o “Saxon National Bank” sugeriu a fusão da Audi, DKW, Horch e Wanderer para formar a Auto Union. Em 1932 foi então criado um símbolo que perdura até hoje, com quatro anéis entrelaçados. A intenção do grupo era oferecer produtos que abrangessem todo o espectro do mercado.
Rasmussen foi um dos grandes responsáveis pela fundação da Auto Union, sendo membro do conselho de gestão no período de 1932 a 1934, renunciando ao cargo em 1935 após divergências de opinião voltadas à gestão. Em 1937 ele se mudou para Sacrow, perto de Berlim e, após a Segunda Guerra Mundial, voltou para a Dinamarca, falecendo em Copenhague, em 12 de agosto de 1964. Mas Rasmussen sempre será lembrado, na história, como o “pai do DKW”, sendo agraciado por muitos saudosistas apaixonados por esses veículos, que nos brindam a cada evento com a presença de seus fantásticos veículos, trazendo à memória os tempos gloriosos e inesquecíveis dessa pioneira marca automotiva.
Fontes: Audi / Clássicos do Brasil série DKW / My Auto World
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