Desde sua fundação em 1899, a Fiat tem servido o mercado automotivo com veículos confiáveis e de baixo custo. O mercado de desempenho, baixo volume e alto custo foi deixado para as outras montadoras. E, para a atender essa nova demanda, parcerias foram feitas com a Siata, Abarth e Nardi, por exemplo.
Nos anos 50 a política da Fiat mudou abruptamente com o desenvolvimento do Fiat 8V, ou “Otto Vu”, em italiano, criação do designer Dante Giocosa, um carro esportivo de alto desempenho, motor V8 de dois litros e apenas dois lugares. Algumas tarefas de desenvolvimento foram terceirizadas para Rudolf Hruska, que na época trabalhava na Siata. O trabalho ocorreu em total sigilo, e fora projetado especificamente para a classe de dois litros, sofrendo concorrência de Maserati, Ferrari e Lancia.
O Fiat 8V fez sua estreia no Genebra Auto Show, em março de 1952, e foi uma sensação. A ideia inicial da montadora era construir em torno de 200 unidades para homologar o veículo para competição. O primeiro teste veio na Mille Miglia de 1952, na qual o piloto Franco Auricchio chegara na quinta colocação.
O veículo fora disponibilizado em vários estilos de carroceria pela própria fábrica, mas também por fabricantes de carrocerias, sendo designado tanto como Fiat 8V como 208S Siata, este ligeiramente modificado. Sua produção encerrou em setembro de 1954, embora muitos não foram concluídos no período de 1955 a 1956. Há a informação de apenas 114 8V fabricados, e destes 96 levaram o nome Siata.
A fabricante de carrocerias Vignale ofereceu diversos modelos para o Fiat 8V: cinco Coupés, um Spider e um Coupé Corsa. Como um dos últimos modelos construídos, o agressivo Fiat 8V Coupe “Demon Rouge”, que destaca esta pequena matéria, fora apresentado em 1954, no entanto, seu chassi data de 1952.
Fonte e fotos: Coachbuild
Na edição 85 da Revista Classic Show fizemos uma bela matéria sobre o Fiat 500. Você pode comprá-la diretamente em nossa loja virtual (via boleto ou cartão de crédito), clicando na figura abaixo, ou nos contate via fone: (55) 3332-2900 ou e-mail: [email protected].