Uma triste notícia para os fãs de cinema e do antigomobilismo. George Barris, famoso customizador americano de veículos e criador da lenda Batmóvel, faleceu ontem, quinta-feira, dia 05/11/2015, conforme anunciou seu filho, Brett, no Facebook:
Lamento ter que postar que meu pai, o lendário rei do carro customizado, George Barris, se mudou para a grande garagem no céu.
Ge Ferreira, nosso correspondente internacional, entrevistou Mr. Barris na edição 41 da Revista Classic Show. Muito emocionado na época com a realização desse sonho pessoal, Ge escreveu:
“Para mim, foi a possibilidade da realização de um sonho, e vocês sabem muito bem, que eu acredito em sonhos que se tornam realidade. Desde nosso encontro em 2006, periodicamente vinha telefonando para a secretária de Mr. Barris para fazer o agendamento de uma possível entrevista. Como eu sabia que o maior customizador de carros dos EUA tinha sua agenda sempre lotada, pacientemente fiquei aguardando a minha oportunidade, sabendo que ela um dia bateria em minha porta. E adivinhem só? No final de março a oportunidade chegou e lá fui eu, ‘a jato’, para Hollywood, conhecer os estúdios de George Barris e fazer a entrevista com exclusividade, pois, pela primeira vez um jornalista brasileiro adentra os galpões lotados de projetos, brinquedos e automóveis da ‘Barris Kustom‘.”
George Barris nasceu em Chicago em meados dos anos 20. Em 1928, depois da morte de seus pais, mudou-se para a Califórnia com seu irmão mais velho, Sam, para morar com parentes. Os irmãos Barris eram apaixonados por atuar e desenhar, e George tinha grande paixão por montar e modificar kits em escala, de aviões e automóveis, tendo inclusive ganho vários prêmios. Anos depois a família presenteou os Barris com um velho Buick 1925, que tornou-se o primeiro trabalho dos irmãos, ficando tão bom que logo foi vendido.
O interesse dos irmãos sobre carros se intensificou, e todos os dias ao sair da escola se encontravam em oficinas para admirar o trabalho dos profissionais. Logo eles fundaram uma empresa especializada em customização de veículos, tendo grande sucesso. Em meados dos anos 50 Sam saiu da empresa, e George continuou sua caminhada ao estrelato. Dos anos 60 em diante a indústria do entretenimento começou a se interessar por seus projetos, e suas criações ganharam as telas do mundo inteiro até os dias de hoje. É difícil apontar um filme com veículos exclusivos que não tenha a mão de Barris no meio. Barris sempre será considerado o Rei da Customização nos EUA.
Caso queira conferir a matéria completa feita por Ge Ferreira, a edição em questão está à venda em nossa Loja Virtual:
Em nossa Loja Virtual
E para quem não sabe, em 2011 a Revista Classic Show tinha seu próprio programa de televisão, o Classic Show Garage, que foi ao ar pelo Canal Speed. Essa temporada foi composta por 6 episódios, e no último deles, Ge Ferreira entrevistou o mago da customização, George Barris. Confira o vídeo abaixo!