K.T. Keller, presidente da Chrysler Co. de 1935 a 1950, sucedendo seu fundador, Walter P. Chrysler, depois de sua morte em 1940, fora abordado por Ralph Roberts, da LeBaron Carrossiers Inc., com uma proposta para a fabricação de dois veículos, o Thunderbolt (clique AQUI para conferir a história) e o extravagante e aerodinâmico Chrysler Newport Phaeton.
Keller, reconhecendo imediatamente o potencial de ambos, deu ordem a Roberts para construir seis unidades de cada veículo para uma apresentação nacional. Porém, o prazo era praticamente impossível: 90 dias, pois Keller queria apresentar os veículos nos auto shows para a temporada de 1941, já no outono de 1940.
E a LeBaron quase conseguiu, mas apenas cinco exemplares de cada veículo foram fabricados, bem a tempo de serem apresentados na mostra de Nova Iorque. A ideia era atrair grande exposição à marca, e funcionou. Visto por milhares de pessoas e potenciais compradores de todo o país, trouxeram grande entusiasmo e vendas para a Chrysler, diferentemente de suas concorrentes na época, com poucas opções em suas apresentações.
O Newport, projetado por Roberts e Alex Tremulis, tinha linhas inovadoras, recursos avançados para sua época e um curioso “para-brisa duplo” (ou duas capotas): um para os ocupantes da frente e outro para os ocupantes da parte de trás. Como podemos ver, o veículo possui um belo design orgânico, sem ornamentação ou maçanetas nas portas, seguindo um fluxo suave dos para-choques dianteiros até a traseira.
Quatro unidades do veículo saíram da fábrica com faróis retráteis embutidos na carroceria, e apenas uma unidade saíra com seus faróis expostos. Este foi honrado como o pace car (ou safety car) das 500 Milhas de Indianápolis de 1941, tornando-se uma grande vitrine para marca, devido à promoção na corrida.
A exibição na mostra de Nova Iorque, os passeios promocionais realizados pela marca e ainda a participação na prova de Indianápolis trouxeram um grande pico de vendas para a Chrysler, comprovado pelos seus concessionários na época. No entanto, logo veio a guerra (1942), interrompendo a produção civil para o esforço militar.
Quatro dos cinco Newports foram vendidos, um deles, o exemplar vermelho com interior branco, para a atriz norte-americana Lana Turner.
Fonte e fotos: www.coachbuild.com