A Carrozzeria Ghia SpA, criada, no ano de 1915 em Turim, na Itália, por Giacinto Ghia e Gariglio (Carrozzeria Ghia & Gariglio), é uma das mais famosas empresas italianas no tocante à fabricação de carrocerias para automóveis. Inicialmente a empresa concebia seus carros em alumínio leve, e alcançou fama quando o Alfa Romeo 6C 1500 ganhou a Mille Miglia em 1929.
Alfa Romeo 6C 1500
Entre as duas grandes guerras, a Ghia fornecia carrocerias especiais para a Alfa Romeo, Fiat e Lancia, sendo um dos mais famosos o Fiat 508 “Balilla” Sport Coupé, de 1933. Já na II Guerra Mundial, a empresa sobreviveu fazendo veículos para o Exército italiano e fabricando bicicletas.
Fiat 508 “Balilla” Sport Coupé
Dual-Ghia
A história do Dual-Ghia nos remonta a 1953, quando a Chrysler incumbiu à Ghia construir uma série de veículos de design avançado baseados em um projeto de Virgil Exner. Incluído nessa “missão”, por exemplo, estava o Dodge Firebomb.
A ideia do Dual-Ghia veio de Eugene Casaroll, fundador da Dual Motors (de Detroit, Michigan), que adquiriu os direitos para construir o automóvel do projeto original de Exner. A companhia de Casaroll enviava o chassi modificado do Dodge para a Itália, o qual a Ghia dava seu toque artesanal na carroceria. Uma vez retornados às instalações da Dual Motors, em Detroit, os carros eram equipados com os motores Chrysler D-500 Hemi V8 e transmissão PowerFlite. A produção continuou apenas por um breve período, de 1956 a 1958, sofrendo apenas leves modificações.
Dual-Ghia L6.4 Coupé Customizado
Aproximadamente 117 Dual-Ghia foram fabricados nesse período, e a grande maioria era conversível. O coupé, da foto em destaque, é bastante raro. O valor do carro na época, para se ter uma ideia, custava em média US$ 7.646, mil dólares a mais que um dos carros mais luxuosos de sua época, o Cadillac Eldorado Biarritz conversível. Entretanto, o veículo era a escolha das celebridades mais famosas da década de 50, como Richard Nixon, Sterling Hayden e Ronald Reagan que, inclusive, perdeu o seu em um jogo milionário de pôquer para o então presidente Lyndon Johnson (Johnson ascendeu à presidência após o assassinato de Kennedy em 23 de novembro de 1963).
A intenção de Casaroll era construir e vender cerca de 150 veículos por ano, mas sua recusa em melhorar a qualidade do automóvel provou ser a ruína da empresa. E dos 117 veículos fabricados restaram pouco mais de 30, pelo que se tem conhecimento.
O Dual-Ghia coupé em destaque (topo) foi comprado, pela primeira vez, por Gary Morton, segundo marido da atriz Lucille Ball; mais tarde o veículo fora modificado pelo Rei da Customização, George Barris, especialmente para Dean Martin, um dos artistas mais influentes do século 20. Martin pode ser visto dirigindo um Dual-Ghia conversível no filme “Kiss Me, Stupid”, uma comédia norte-americana dirigida por Billy Wilder em 1964, baseada na peça “L’ora della fantasia” da dramaturga italiana Anna Bonacci.
Tudo é história…
Fonte e fotos: RM Auctions – CoachBuild – FavCars – BoldRide