Na década de 60, havia ainda poucos encarroçadores que continuavam a demonstrar sua visão e habilidade em uma série de conceitos únicos, que eram apresentados nas prestigiadas feiras de automóveis de Turim, Genebra e Paris, na esperança de atrair comissões lucrativas de fabricantes de veículos, bem como vendas exclusivas para clientes ricos.
Como tradicionalmente fazia, a Ghia apresentou um protótipo do Fiat G230S Coupe (criação do designer italiano Sergio Sartorelli) no Turin Motor Show, nos anos 60, chassi este baseado no dos Fiat 2100 sedan. Um famoso produtor de Hollywood, Burt Sugarman, viu o veículo apresentado na capa da Road & Track e ficou impressionado com suas linhas modernas e limpas.
Fiat G230S
Com uma incrível habilidade de persuasão, Sugarman conseguiu convencer a Ghia de criar um conversível de produção limitada com base naquele projeto e, em seguida, fundou uma nova empresa, a Ghia of America. Sugarman imaginou o veículo com o poderoso motor V8 do Plymouth Barracuda Fórmula S, e isso resultou no 450 SS.
O exótico veículo tinha valor inicial em incríveis US$ 11.000, uma soma impressionante em comparação às Ferraris mais caras, Maseratis e Rolls-Royce. Até o fim de sua produção, apenas 52 unidades do veículo foram concluídas, e todas foram vendidas. E muitos desses veículos acabaram pertencendo a celebridades, como Johnny Carson (famoso comediante e apresentador de TV norte-americano), Wilt Chamberlain (considerado um dos maiores jogadores de basquete dos EUA de todos os tempos) e, claro, Burt Sugarman.
Um dos grandes destaques do veículo está em seus para-choques, que estão perfeitamente integrados ao restante da carroceria. Longe de ser uma “releitura” do Barracuda, o 450 SS foi construído em um único chassi formado por um par de estruturas tubulares longitudinais, em combinação perfeita com sua forte carroceria semimonocoque. Com um interior muito elegante, apresenta um conjunto abrangente de instrumentos em seu painel, além de bancos e demais revestimentos, como o das portas, em couro.
Infelizmente, acredita-se que somente 26 exemplares, dos 52 construídos, tenham sobrevivido ao tempo, e que os tornam verdadeiras preciosidades no mundo antigomobilista.
Fonte e fotos: Coachbuild