Depois da austeridade financeira vivida no período da Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945), os anos 50 prometiam revoluções comportamentais e tecnológicas, levando o mundo a novas descobertas e a uma era excessos, abundância e consumismo jamais vistos anteriormente. E, como não poderia deixar de ser, a indústria automobilística fora atingida em cheio, resultando em um dos maiores avanços que esse setor já vira, criando carros superpotentes e demasiadamente luxuosos.
Nesta série especial, apresentaremos, nesta primeira parte, os mais desejados e aclamados supercarros europeus dos anos 50. Esperamos que apreciem!
Alfa Romeo Disco Volante
Uma das criações mais originais da Alfa Romeo, sem dúvida alguma, fora o famoso carro-conceito “Disco Volante”. Muito à frente de seu tempo, com suas formas arredondadas e curvilíneas, fora concebido em 1952, construído pela Carrozzeria Touring Superleggera, de Milão, na Itália. Pesava aproximadamente 750 kg, movido por um motor com potência de 158 HP, chegando à velocidade máxima de 225 km/h.
Porsche 356 Speedster
Este veículo fora concebido especialmente para as pistas no início dos anos 50. Tinha motor originalmente de 60 HP (mais tarde passaria para 110 HP) com câmbio de 4 velocidades. O ator James Dean, falecido em um acidente com seu Porsche 550 Spyder a caminho de uma competição, em Salinas, na Califórnia (EUA), também possuía uma unidade do veículo, com desempenho melhorado.
Mercedes-Benz 300SL Gullwing
Falar nos anos 50 sem mencionar o famoso Mercedes-Benz 300SL Gullwing, com suas portas no estilo “asa de gaivota” é impossível. O Gullwing Coupe foi o primeiro carro-esporte a ser desenvolvido pela Daimler-Benz após a guerra, introduzido em 1952 como um veículo de corrida leve para competir na Mille Miglia. Obteve tanto sucesso entre os aficionados que, em setembro de 1953, o 300SL teve sua produção em série iniciada, e fora apresentado em fevereiro de 1954 no International Motor Sports Show, em Nova Iorque.
Em breve a continuação. Aguardem!
Fonte/Fotos: www.supercars.net