A norte-americana Brewster Carriage Co. foi fundada em 1810 por James Brewster. Logo a empresa ganhou fama por suas carruagens de fino acabamento, e já em 1827 ela possuía filiais (nos EUA) em New Haven e Bridgeport, além de New York City. A empresa ficou mundialmente conhecida, já sob direção de seu filho, Henry, em 1878, em uma exposição de Paris. O ano de 1905 marcaria como o início de sua história no fornecimento de carroçarias para automóveis luxuosos e de prestígio para diversas indústrias automotivas no mundo, inclusive para a Rolls-Royce.
Este épico Rolls-Royce Phantom II Special Town Car (chassi 218AMS) foi encomendado por C. Matthew Dick, de Washington, D.C., herdeiro de uma grande empresa de maquinários, como um presente para sua futura esposa. Ela viajaria entre os eventos da empresa do marido em um carro oficial, porém, um veículo tradicional seria muito “indigesto” para essa senhora. Então, o Sr. Dick fez a encomenda a Brewster, que tinha a missão de criar um carro diferente de qualquer um já visto anteriormente. Após uma série de reuniões com o fabricante de carrocerias e seus principais designers e artistas, o trabalho começou e fora entregue ao novo dono em 1934.
O veículo combina os melhores elementos de estilo da época, como seu longo capô, janelas esculpidas, além de utilizar uma técnica de tecelagem em sua carroceria. O mesmo grau de atenção foi dado ao interior, totalmente personalizado, com alguns elementos banhados em ouro e tapetes feitos em lã. Tudo foi feito pensando em aliar bom gosto, elegância e esportividade em veículo requintado. Inclusive os detalhes remetem muito às antigas carruagens, de onde a empresa começou.
O custo original para projetar e construir essa obra-prima era de espantosos $ 31.000, o que o tornava o carro mais caro do mundo naquele ano, o dobro do valor de um Duesenberg “Twenty Grand”, produzido na mesma época.
Duesenberg “Twenty Grand” 1933
Esse carro especial teve apenas quatro proprietários; o último adquiriu o veículo em 2008 e o mantém até hoje em sua premiada coleção de automóveis. Além disso, o carro é considerado pela maioria dos historiadores como um dos melhores Rolls-Royce já concebidos, e possivelmente o mais significativo do pós-Primeira Guerra Mundial da marca. Dos três Special Town Cars construídos, o 218AMS foi o primeiro a ser concluído ainda em cima de seu chassi original. Os outros dois tiveram os mesmos modificados.
Fonte e fotos: Coachbuild