O Brasília (sim, vamos tratar aqui como “o” automóvel Brasília) fora um grande sucesso da Volkswagen. O carro era feito por brasileiros para brasileiros, e o próprio nome escolhido fora para homenagear a nossa capital federal, Brasília. Concebido de 1973 a 1982, o carro aliava a já conhecida robustez do Fusca com maior espaço e linhas mais contemporâneas, retas e com uma grande área envidraçada; este um desafio feito pelo então presidente da VW do Brasil, Rudolph Leidig, já que era algo inovador para carros do segmento, na época.
O veículo media 4,01 metros de comprimento, 17 cm menor que o Fusca, porém a distância entre-eixos era a mesma para toda a linha. Mesmo menor no papel, tinha mais espaço interno que seu irmão, seguindo a tendência de carros mais confortáveis, de fácil manobra e ágeis no trânsito. Em estratégia comercial da marca, ficou conhecido como “a Brasília” em função de uma terceira porta, classificando-o como perua, para receber menor tributação. Apesar disso, o carro era de carroceria hatchback de dois volumes.
Com a chegada do Passat, até 1974 a mecânica de todos os carros era idêntica (com exceção da cilindrada), com motor de cilindros contrapostos (boxer) e refrigerada a ar. O Brasília, por exemplo, tinha um motor de 4 cilindros, 1,6 litro com um carburador fornecendo a potência bruta de 60 cv (fazia em torno de 14 km/l); “tudo atrás”, a exemplo de outros veículos da marca. Fazia de 0 a 100 km/h em 23 segundos, chegando à velocidade máxima de 132 km/h, algo dentro do contexto para a época.
Na fase de testes do Brasília, um repórter conseguiu fotografar alguns modelos em ruas próximas à fábrica. Os seguranças da montadora prontamente tentaram afastá-lo e, sem sucesso, resolveram disparar contra seu carro. Essa história causou grande repercussão na mídia nacional, levando à VW a pedir desculpas publicamente.
A “Brasília Amarela”, eternizada pela música “Pelados em Santos” dos Mamonas Assassinas.
Em maio de 1980 surgiu o Volkswagen Gol, mais moderno e atraente, que começou a ganhar o mercado do Brasília, encerrando sua produção em março de 1982, com mais de 1 milhão de unidades concebidas e 950 mil vendidas no mercado interno.
A Mattel, de 2011 a 2015 (à exceção de 2014), produziu o VW Brasília Hot Wheels em diferentes cores e versões.
Fontes: Fábio C. Pagotto (Clássicos do Brasil série Brasília); Best Cars: www.bestcars.uol.com.br
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